Mito 1 – “Educação e Instrução são sinônimos e indissociáveis”

Por que tantas desgraças no ensino? – Indisciplina, agressão a professores, falência da qualidade do ensino no Brasil, etc.

Estes artigos foram escritos porque falsas teorias pedagógicas difundidas no ensino regular brasileiro estão prejudicando em demasia os nossos estudantes sob a alegação de que os mesmos não poderiam sofrer nenhum tipo de frustração, sob o risco de ficarem “traumatizados”.

Cabe realçar ainda que, se o aluno não aprender a lidar com as frustrações e com as adversidades da vida desde criança, como lidará com as frustrações depois de adulto?

Não é necessário muito conhecimento de psicologia para perceber que o resultado do pressuposto acima não resultará em boas coisas. Para verificar isto não é necessário muito esforço: analisando os exames do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) saberá que o Brasil se encontra entre os últimos colocados.

Deste modo, deve-se ensinar às crianças e aos adolescentes do ensino regular a lidar com a exigência e a frustração, com respeito à maturidade e às possibilidades esperadas de acordo com a idade própria da média dos alunos de cada série, pois isto os ajudará a passar melhor pelas adversidades na vida adulta.

Antes de iniciarmos as nossas análises, é necessário definirmos previamente o que entendemos por “mito”.

Mito: “é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo”. (https://www.todamateria.com.br/o-que-e-mito/ – consultado em 20/02/2021).

Por analogia, utilizaremos nestes artigos a palavra “mito” como um pensamento fantasioso que tenta afirmar algo errôneo – especialmente no âmbito do sistema de ensino regular brasileiro.

Esperamos que os leitores gostem dos artigos a seguir. O comentário de vocês será sempre bem vindo quando vier a engrandecer e enriquecer os debates sobre o assunto. E, da mesma forma, curtam e compartilhem os artigos caso gostem.

Mito 1 – “Educação e Instrução são sinônimos e indissociáveis”

Este mito está prejudicando o ensino no Brasil, porque ele é uma afirmação falsa – ainda que constem como sinônimos em muitos dicionários. 

Há pessoas que possuem muita instrução – têm curso superior, especialização, mestrado, doutorado, PhD, mas que não são educadas – falam alto em qualquer lugar e ocasião, não respeitam filas, atropelam as pessoas ao caminhar, não sabem ouvir, etc.

Contudo, também há pessoas muito bem educadas que são analfabetas ou com pouca instrução, mas sabem respeitar os outros.

De acordo com o exposto acima, podemos perceber claramente que a educação e a instrução são coisas plenamente dissociáveis.

Em virtude disto, podemos afirmar ainda que o professor não deve ser educador de seus alunos – uma vez que a verdadeira função do professor é instruir e a missão de educar cabe à família. 

E para avançar na compreensão dessas responsabilidades, convém que o termo educação não seja utilizado como sinônimo de instrução e vice-versa – haja vista que a confusão entre ambos pode levar a graves problemas para alunos, professores e para os pais (que se sentem desautorizados).

“Educar é promover, na pessoa, sentimentos e hábitos que lhe permitam adaptar-se e ser feliz no meio em que há de viver.”

“Instruir é proporcionar conhecimentos e habilidades que permitam a pessoa ganhar seu pão e seu conforto com facilidade.” (Moreira, A. Professor não é educador, 2019).

E como diz Armindo Moreira: “a instrução, por si mesma, não dá felicidade. Porém é difícil conceber que um homem bem educado venha a ser infeliz.”.

(Os demais mitos que prejudicam o ensino no Brasil continuarão na próxima semana).

#professornaoeeducador

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